O Câncer e a Terapia de Gerson

Quando minha mãe descobriu o câncer, em 2012, foi um choque. Carcinoma ductal invasivo. Que palavras chocantes! Claro, ninguém quer acreditar que algo tão horrível esteja acontecendo consigo. Quando acompanhado da palavra metástase então… o sentimento é de ter recebido uma sentença de morte, é realmente devastador.

A verdade é que a medicina convencional não está conseguindo lidar com as inúmeras variações de carcinomas que estão surgindo e na velocidade com que estão surgindo! Muito já se sabe a respeito do câncer, como ele surge e por quê, predisposição genética, tratamentos paliativos e prevenção e todo dia surgem várias pesquisas científicas a respeito. Bom, nada disso parece ser suficiente, visto que vivemos nesse mundo maluco, cheio de preocupações, jornadas longas de trabalho, estresse, sedentarismo, alimentação à base de industrializados, transgênicos e agrotóxicos.

No primeiro ano de quimioterapia foi tudo como o esperado, enjoos, perda do cabelo, fraqueza, indisposição e todos aqueles efeitos colaterais que estamos acostumados a ouvir de quem passa por isso. Cabelo cresceu de novo e tudo estava controlado. Logo veio o tratamento complementar com outros medicamentos:um pro câncer e outros pros efeitos colaterais. E assim passou o segundo ano e a qualidade de vida não era mais a mesma.

Perda de peso, dores,fraqueza, indisposição, aftas, CA (exame de sangue que serve para controle de recorrência e metástase) lá em cima e não sabíamos o que fazer para melhorar o quadro. Foi então que ouvimos falar da terapia de Gerson.

Dr. Max Gerson, nos anos 20, tratava e curava doenças como tuberculose, doenças crônicas variadas, doenças do coração e câncer através da alimentação. O tratamento consistia em estimular as defesas naturais do organismo através da nutrição e desintoxicação. O corpo era tratado em sua totalidade, onde todos os sistemas interagem entre si e são igualmente importantes. Para entender mais sobre o assunto, recomendo assistir o documentário abaixo (disponível nas versões dublada e legendada):

Legendado:

Dublado:

Quando eu e minha família descobrimos sobre o método do Dr. Gerson ficamos muito entusiasmados e pesquisamos muito. Até nos cadastramos no site oficial ( http://www.gerson.org ) para receber notícias e novidades. Encontrei vários blogs falando sobre ele também.

Confesso que me emocionei muito quando vi esse documentário e fiquei me perguntando: COMO ninguém pensou nisso antes? É relativamente simples. A terapia Gerson infelizmente não é acessível à todos, existem apenas duas clínicas Gerson , uma no México (praticamente fronteira com o EUA) e na Hungria. O instituto Gerson fica em San Diego na Califórnia, mas lá eles capacitam profissionais da saúde para tratar pacientes com a terapia.

Não sei se existe e não conheço nenhuma clínica habilitada no Brasil então não posso informar, mas existem muitos nutrólogos e especialistas em nutrigenética e medicina ortomolecular que podem ajudar as pessoas na prevenção de doenças e melhorar a qualidade de vida dos que já estão enfermos. Acho muito importante absorver todo esse conhecimento que o Dr. Gerson deixou, pois a informação está aí para quem quiser ler e pesquisar mais a fundo.

Infelizmente descobrimos tarde sobre a terapia de Gerson e não tínhamos condições financeiras de arcar com os custos do tratamento (mais a viagem internacional, visto, estadia, etc), além de que é preciso enviar todos os exames, laudos e preencher vários formulários para ser aceito, visto que a demanda de paciente é enorme. Ia demorar. Não podíamos esperar e o que conseguimos fazer a respeito foi introduzir o conhecimento que adquirimos da terapia no dia-a-dia do tratamento da minha mãe para tentar fazer com que ela se sentisse melhor. Como por exemplo, trocamos todos os vegetais que comprávamos no mercado por orgânicos. Com as frutas e vegetais fazíamos sucos naturais todos os dias. Notamos que a aparência começou a mudar, minha mãe sentia-se mais disposta e otimista. Praticamente cortamos a gordura da dieta, e quando ela precisava comer carne (por orientação médica), nós utilizávamos o óleo de coco, pois quando é aquecido não perde suas propriedades e faz um bem danado! O coco in natura fez muita diferença, é um dos melhores alimentos que podemos consumir. É muito importante também que as pessoas de casa adotem a mesma “dieta” , pois é uma forma de incentivo e empatia pela pessoa que você quer bem!

alimentos-organicos

Em alguns blogs que falam somente sobre a terapia de Gerson encontra-se a lista de alimentos permitidos e não-permitidos durante o tratamento e explica o por quê. Esses são só alguns exemplos, mas existe muita coisa que podemos acrescentar e substituir no nosso dia-a-dia. Somos diariamente bombardeados com LIXO pela indústria alimentícia, temos que ter discernimento e pensar a longo prazo quando se trata de alimentação. A maior parte do que se vende no mercado não pode ser chamado de alimento. Boa era a época quando todos tinham uma hortinha em casa!

Deixo aqui sugestões de leitura a quem interessar:

Em inglês:
Max Gerson, “A Cancer Therapy – Results of Fifty Cases”, Gerson Institute, 1958

Charlotte Gerson; Morton Walker, “The Gerson Therapy”, Thorsons, 2001

Howard Strauss, “Dr. Max Gerson – Healing the Hopeless”, Quarry Health Books, 2002

Charlotte Gerson; Beata Bishop, “Healing The Gerson Way”, Totality Books, 2007

Estes estão em inglês, mas há vários sites e blogs brasileiros falando sobre o assunto. Depois que introduzimos e mudamos certos hábitos em casa por causa do tratamento de minha mãe nunca mais voltei aos velhos e isso com certeza mudou minha saúde e minha qualidade de vida e posso afirmar com toda a certeza que ajudou e MUITO a minha mãe durante o tratamento oncológico também. Vale a pena dar uma conferida no assunto.

Com carinho,

Fran

Anúncios

Um pensamento sobre “O Câncer e a Terapia de Gerson

  1. É sempre bom conhecermos métodos alternativos na cura do câncer. Conheço um método de magnetização que, segundo os pacientes e aplicadores, é extremamente eficaz, além de casas espíritas que também auxiliam no tratamento oncológico com passes magnéticos..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s